23/05/2014 - 14:16 - Enade 2014 – Parte 1

Alunos do Curso de Física, 



Hoje tem início o calendário do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes de 2014 (Enade 2014), cuja etapa mais importante ocorrerá em 23/11/2014, às 13 h, com a aplicação do exame. O curso de Física, assim como todos os outros cursos, faz o Enade a cada três anos. A última vez que o curso de Física foi submetido ao Enade foi em 2011. Portanto, neste ano de 2014 os alunos do curso de Física voltarão a prestar o Enade. 



Segundo a programação divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), hoje (23/05/2014) deve ser disponibilizado no site do INEP o Manual do Enade 2014 (até o momento em que escrevo esta mensagem o manual ainda não tinha sido colocado no site). Este manual deverá conter todas diretrizes para os alunos (que farão as provas) e para os coordenadores de curso (que cuidarão de toda a parte burocrática, incluindo a matrícula de vocês). Devo adiantar que somente prestarão o Enade os alunos que possuem expectativa de concluir o curso até julho de 2015, ou que tiverem concluído mais de 80% da CH mínima do currículo até 29/08/2014. Portanto, solicito a todos os alunos, mesmo os que não prestarão exame agora, que leiam as partes principais do manual (http://portal.inep.gov.br/enade/manual-do-enade). 



O Enade é apenas uma das etapas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). As outras duas são a avaliação da instituição e a avaliação do curso. A nota do Enade atribuída a cada curso varia de 1 a 5, sendo 1 (muito fraco), 2 (fraco), 3 (regular), 4 (bom) e 5 (muito bom). Levando-se em conta as três avaliações que compõem o SINAES, o INEP gera o Conceito Preliminar de Curso (CPC), cujas notas possíveis são os números inteiros 1, 2, 3, 4 e 5. O curso cujo CPC seja 1 ou 2 entra em fase de recredenciamento e têm três anos (até a próxima avaliação) para reverter essa situação, ou seja, obter CPC igual ou maior do que 3. 



Neste momento em que o calendário foi disparado, preciso falar a todos sobre a importância do Enade para o nosso curso e para todos os alunos. Na avaliação de 2011 obtivemos o seguinte resultado: 



Bacharelado: 

========= 

Enade = 2,39 

CPC = 4 



Licenciatura: 

========= 

Enade = 0,65 

CPC = 2 



Este resultado indicou que enquanto o Bacharelado está relativamente tranquilo em relação ao CPC, a licenciatura entrou em situação de recredenciamento. Se a licenciatura repetir este resultado (CPC 1 ou 2) as matrículas para os novos alunos do curso noturno deverão ser suspensas pelo MEC. Como o Enade é a etapa que mais contribui para o CPC, os alunos atuais do nosso curso têm uma grande responsabilidade para com aqueles que pretendem ingressar no futuro. Além disso, há um movimento forte na esfera federal para que a nota do Enade e o CPC venham a constar no histórico escolar dos alunos. Isto pode afetar as chances de emprego para muitos alunos no futuro. 



Por enquanto, vou parando por aqui. Ao longo do ano e até o dia 23/11, voltaremos a nos comunicar várias vezes sobre tudo isso. 



Um abraço a todos, 



Prof. Anderson Coser Gaudio 

Coordenador do Colegiado de Curso de Física

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910