Visão geral da monografia

O Parecer CNE/CES 1.304/2001, que fundamentou a Resolução CNE/CES 09/2002, a qual estabeleceu as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Física, expressa o consenso de que, independente da modalidade, a formação em Física deve incluir uma monografia de fim de curso.

A monografia de fim de curso deve conter a formulação, análise e solução de um problema da área a que se refere a modalidade, sem exigência de ineditismo. Dessa forma o trabalho de fim de curso cumpre dois objetivos básicos: aplicar de maneira sistemática uma metodologia própria de análise e aprofundar conhecimentos específicos da modalidade, constituindo-se em uma atividade curricular que concorre de maneira decisiva para o amadurecimento e a preparação profissionais visando à atividade de pesquisa no nível de pós-graduação. Cumpre salientar que essa perspectiva ligada às atividades de pós-graduação é mencionada na resolução citada.

O trabalho de monografia será associado aos conteúdos necessários ao seu desenvolvimento. No Bacharelado, a carga horária total é de 90h (noventa horas), distribuídas em duas disciplinas específicas: Monografia I, com carga horária de 30h, e Monografia II, com carga horária de 60h. Na Licenciatura, a carga horária total é de 75h (setenta e cinco horas), distribuídas em duas disciplinas específicas: Monografia I, com carga horária de 30h, e Monografia II, com carga horária de 45h.

A indicação dos conteúdos necessários à sua elaboração é atribuição privativa do orientador do trabalho de monografia.

O "Regulamento da Monografia de Final de Curso" é o instrumento que regula a atividade, sendo parte integrante e indissociável deste projeto pedagógico.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910