Trancamento de curso

O que é o trancamento de curso?

O trancamento é um recurso que permite ao aluno interromper o andamento de seu curso de graduação para tratar de assuntos particulares ou de saúde. Portanto, durante o período de trancamento o aluno está oficialmente afastado de todas as suas atividades curriculares na UFES.

Qualquer aluno pode trancar seu curso?

Podem trancar seu curso os alunos regularmente matriculados no período em vigor, com exceção dos ingressantes (calouros), pois há necessidade de o aluno solicitante ter cursado e sido aprovado em pelo menos uma disciplina de seu currículo.

Quantas vezes e por quanto tempo posso trancar meu curso?

Cada aluno pode trancar seu curso apenas uma vez, por um período de até dois semestres letivos consecutivos.

Como devo proceder para trancar meu curso?

Você deve se dirigir a um dos guichês de atendimento da Prograd, com os documentos abaixo relacionados, e preencher o formulário de trancamento.

- cópia da Carteira de Identidade;
- cópia do Histórico Escolar atualizado (quando o aluno for veterano);
- cópia do Horário Individual do período em vigor, caso o aluno esteja matriculado;
- Nada-consta da Biblioteca Central;

Preciso ir pessoalmente à Prograd para solicitar o trancamento do meu curso?

Não. Caso não possa ir pessoalmente, você poderá designar alguém por procuração e esta pessoa poderá solicitar o trancamento em seu nome. Note que seu procurador deverá se identificar por meio de documento oficial com foto e entregar a procuração na Prograd.

Posso trancar o curso a qualquer momento?

Não. O período de trancamento do curso começa junto com cada semestre letivo e vai até uma data estipulada no Calendário Acadêmico. Essa data costuma ser batizada de "Último dia para trancamento de curso 20XX/X".

Posso trancar meu curso por apenas um semestre?

Sim. Sempre que o aluno solicita trancamento de curso fica subentendido que o período de trancamento será de apenas um semestre letivo.

Se eu desejar extender o período de trancamento para dois semestres, como devo proceder?

Para isso, você deve repetir o mesmo procedimento relativo ao primeiro trancamento, que agora passa a ser chamado de retrancamento. (ver pergunta "Como devo proceder para trancar meu curso", acima). A única diferença diz respeito à documentação necessária, que passa a ser apenas:

- cópia da Carteira de Identidade;
- cópia do Histórico Escolar atualizado.

E como faço para retomar as atividades do meu curso?

Tanto no caso do trancamento quanto do retrancamento, basta esperar o período de matrículas definido no Calendário Escolar, acessar o Portal do Aluno e fazer sua matrícula normalmente.

Sei que cada curso de graduação tem um tempo limite para o aluno se formar. O período de trancamento é contabilizado para esse tempo?

Não. O trancamento paralisa todas as atividades acadêmicas, incluindo o tempo de integralização curricular.

Conheço um aluno que já trancou seu curso uma vez. Agora ele sofreu um acidente grave que o impedirá de frequentar seu curso de graduação por alguns meses. Ele poderá trancar seu curso novamente?

Sim. Nos casos de Trancamento por Amparo Legal, devidamente comprovado, o aluno tem direito a trancamento pelo tempo que for necessário para seu restabelecimento, independentemente de já ter ou não trancado seu curso anteriormente. De forma idêntica ao trancamento normal, o trancamento por motivo de saúde também deve ser renovado a cada período letivo.

Como é feita a solicitação de trancamento por amparo legal?

Da mesma forma como no caso do trancamento de curso, ou seja, preenchendo o formulário de trancamento num dos guichês de atendimento da Prograd e apresentando os seguintes documentos:

- cópia da Carteira de Identidade;
- cópia do Histórico Escolar atualizado (quando o aluno for veterano);
- cópia do Horário Individual do período em vigor, caso o aluno esteja matriculado;
- Nada-consta da Biblioteca Central;
- Laudo elaborado por autoridade médica da Universidade.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910