Pré-matrícula

O que é pré-matrícula?

A pré-matrícula é um instrumento de racionalização da oferta de disciplinas. Seu objetivo é proporcionar à coordenação do colegiado de curso uma visão antecipada da demanda de disciplinas para o próximo semestre letivo e, assim, servir de base para a confecção de uma oferta enxuta e que atenda ao maior número de alunos possível.

A pré-matrícula é obrigatória?

Não. Mas, por determinação da coordenação do ColFis, os alunos que não fazem a pré-matrícula não poderão solicitar abertura de disciplinas que não foram ofertadas para o semestre seguinte, sejam elas obrigatórias ou optativas. No caso da abertura de novas disciplinas na segunda etapa, terão preferência absoluta para matrícula os alunos que se manifestaram em relação a essas disciplinas na pré-matrícula. Além disso, a decisão sobre o número de vagas a serem ofertadas por disciplina também será tomada com base no resultado da pré-matrícula. 

Quando ocorre a pré-matrícula?

Não há data certa. Mas costuma ocorrer duas ou três semanas antes do início do prazo para que os colegiados de curso enviem aos departamentos a solicitação de oferta de disciplinas para o período seguinte.

Como saberei o prazo para fazer minha pré-matrícula?

No devido momento você receberá mensagem do ColFis por correio eletrônico notificando-o sobre o prazo da pré-matrícula.

Devo comparecer ao colegiado para fazer minha pré-matrícula?

Não. A partir do semestre 2012/2 o ColFis passou a fazer pré-matrícula online. Portanto, o aluno poderá fazê-la a partir de qualquer computador conectado à internet.

Como devo proceder para fazer a pré-matrícula?

É muito fácil. Atualmente são utilizados três formulários eletrônicos, um para o Bacharelado 2008, um para a Licenciatura 2008 e outro para o curso de Física currículo 2001. Na mensagem de notificação enviada pelo ColFis, o aluno encontrará o link para os formulários. Clique no link correspondente à modalidade e ao currículo de seu curso para acessar o formulário correspondente. Agora é só preencher o formulário e clicar no botão "Enviar". 

Posso selecionar quantas disciplinas eu quiser no formulário de pré-matrícula?

Não. Embora o formulário permita que você escolha até todas as disciplinas, você deverá escolher somente um número de disciplinas que somem no máximo 420 horas no semestre. No caso dos alunos do currículo 2001, esse limite é de 630 horas. Os alunos que extrapolarem seus respectivos limites de CH semestral terão sua pré-matrícula anulada.

Como vou saber quantas horas semestrais tem cada uma das disciplinas que pretendo selecionar?

Basta acessar o site do ColFis e verificar a grade curricular de seu curso (clique aqui). Lá você encontrará todas as informações necessárias para escolher corretamente as disciplinas em sua pré-matrícula.

Quais os principais problemas que têm ocorrido na pré-matrícula?

A pré-matrícula normalmente é feita na metade do semestre e muitos alunos não sabem se serão aprovados nas disciplinas ainda em curso. Se aprovados, a pré-matrícula será de um jeito. Se reprovados, será de outro. Na última edição da pré-matrícula, a solução encontrada por alguns alunos foi a de cercar todas as possibilidades. Ou seja, assinalar tanto as disciplinas que estão cursando atualmente (em caso de reprovação), quanto as disciplinas que sucedem às atuais (em caso de aprovação). O resultado disso foram pré-matrículas com até treze disciplinas assinaladas. Deve ficar claro que pré-matrículas com tantas escolhas, e com incertezas que podem facilmente ultrapassar 50%, não terão utilidade alguma no planejamento da oferta de disciplinas. Além disso, devemos lembrar de que o curso de Física permite ao aluno cursar disciplinas que perfazem carga horária máxima de 420 horas por semestre (630 horas para os alunos do currículo 2001). Além desse limite, o Sistema de Informações Educacionais (SIE) deverá recusar a matrícula.

Então, o que o aluno deve fazer na pré-matrícula no caso de não saber se será ou não aprovado nas disciplinas atuais?

A sugestão do ColFis é que o aluno simplesmente selecione apenas as disciplinas que acha que há maior probabilidade de se matricular no semestre seguinte. Para isso, cada aluno deverá fazer sua própria avaliação sobre suas possibilidades e, assim, decidir sobre a melhor escolha. O aluno também não deve esquecer de que as disciplinas assinaladas não devem ultrapassar 420 horas no semestre (630 horas para os alunos do currículo 2001).

Já enviei minha pré-matrícula e agora percebi que cometi um erro. Posso fazer nova pré-matrícula?

Sim, pode. Após o período de pré-matrícula será feita análise completa dos dados enviados e, caso haja multiplicidade de envios pelo mesmo aluno, somente o mais recente será considerado. Os demais serão descartados.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910