Egressos

Egressos:

O aumento no número de Alunos titulados no Programa perpassa por um aumento no número de bolsas, que só efetivamente ocorreu no final de 2009, onde conseguimos bolsas de diversas agências de fomento para atender a demanda inicial dos Alunos classificados em seleção do programa. Por outro lado, melhoramos a divulgação do Programa no âmbito regional, nacional e no exterior, principalmente na América Latina e na África. Isto culminou num aumento no número de inscrição para os processos seletivos de 2010, 2011 e de 2012. Todos os Alunos selecionados atualmente estão com bolsas CNPq, FAPES e CAPES/REUNI (bolsas de outros programas da UFES que participaram do Reuni).

A melhoria na qualificação dos egressos e dos Alunos matriculados no PPGFIS está se consolidando através:

(i) da ampliação da infraestrutura laboratorial, de salas para alocar os Alunos e também para ministrar aulas na Pós-Graduação, espaços físicos de salas para discussões científicas internas dos grupos, condições para realização de eventos científicos, tais como: escolas, workshop, etc.;

(ii) da busca de cooperação internacional, onde Alunos e Professores de nosso programa possam realizar estágios no exterior e Professores estrangeiros possam passar um determinado período no Programa para troca de experiência. Esta ação tem sido tomada com afinco para que os Alunos possam ter uma ampliação na troca de experiência;

(iii) de uma política de oferta de disciplinas mais ampla possível a cada semestre, incluindo, por exemplo, a oferta com periodicidade semestral das disciplinas obrigatórias: Mecânica Quântica (MQ), Eletromagnetismo (TE), e Mecânica Estatística (ME). O indicador deste item pode ser medido pelo fato de que os egressos do PPGFIS (mestres e doutores) têm sido absorvidos: (1) em instituições de ensino e pesquisa do País; como docentes e também como Alunos de doutorado; (2) no setor produtivo, como já mencionado e (3) nas redes públicas e privadas de ensino médio e/ou superior do Estado do ES;
Ressaltamos também o bom número relativo de Alunos formados no PPGFIS que tem sido absorvido nas expansões das universidades públicas brasileiras (incluindo a própria UFES), favorecendo o desenvolvimento, a descentralização e a interiorização do conhecimento científico-tecnológico dentro do ES e do País, de um modo geral.

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