20/09/2012 - 14:16 - Atividades complementares

Alunos do curso de Licenciatura em Física – Versão 2008, 

Nunca é demais lembrar quais são os requisitos necessários para que o aluno da Licenciatura em Física (versão curricular 2008) possa colar grau, ou seja, formar-se. 

São eles: 

1 – Concluir (cursar e obter aprovação) todas as disciplinas obrigatórias da respectiva grade curricular do curso, que somam 2415 horas; 

2 – Concluir 405 horas de estágio supervisionado, que correspondem ao Estágio Supervisionado I, II, III, IV e V, normalmente cumpridos do 6º ao 10º período; 

3 – Concluir um número de disciplinas optativas que somem, no mínimo, 90 horas (sugere-se que isso ocorra no 9º período); 

4 – Comprovar a participação em Atividades Complementares que somem no mínimo 210 horas. 

O aluno deve se conscientizar que TODOS os requisitos acima devem ser cumpridos para que possa se formar. Ou seja, SE AO MENOS UM DOS REQUISITOS ACIMA NÃO FOR OBSERVADO, O ALUNO NÃO PODERÁ COLAR GRAU. 

O que acontece é que os requisitos 1 e 2, acima, acabam sendo cumpridos naturalmente, uma vez que fazem parte da grade curricular. A conclusão das disciplinas optativas (requisito 3) também não costuma ser um grande problema, principalmente por causa da reduzida carga horária envolvida. O grande problema que observei desde que assumi a coordenação do Colegiado de Curso de Física (início de Agosto/2012) está relacionado ao cumprimento das Atividades Complementares. 

A explicação do que sejam essas atividades está disponível na página do ColFis: 

http://www.fisica.ufes.br/colegiado/curriculo/atividades_complementares/regulamento

Peço encarecidamente aos alunos que acessem o link acima e leiam com a maior atenção tudo sobre as Atividades Complementares. 

Voltarei a falar sobre esse assunto por diversas vezes no futuro. Por ora, há necessidade de que os alunos compreendam que as Atividades Complementares fazem parte do currículo do curso e que são tão importantes quanto as disciplinas cursadas. Essas atividades devem ser concluídas aos poucos e, preferencialmente, desde o 1º período do curso. 

Prof. Anderson Coser Gaudio 
Coordenador do Colegiado de Curso de Física

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910