12/02/2014 - 17:58 - Uniformização de códigos de disciplinas

Alunos do curso de Física, 

No segundo semestre do ano passado, o diretor do CCE, Prof. Armando Biondo Filho, constituiu uma comissão para estudar e propor a uniformização dos códigos de algumas disciplinas pertencentes aos departamentos de Física e Matemática e que são oferecidas aos cursos de Física, Química, Matemática e/ou Estatística. Esta comissão foi coordenada pela Profa. Magda Soares Xavier, do DMAT, sendo que todo o trabalho foi concluído no final de dezembro/2013. As disciplinas que foram objeto da uniformização são Cálculo I, Cálculo III, Álgebra Linear, Geometria Analítica, Física I, Física II, Física III e Física IV. No caso do curso de Física, apenas foram alterados os códigos de Cálculo I e Cálculo III. As demais disciplinas tiveram seus códigos preservados. Ainda em dezembro o processo foi remetido à Prograd para execução, sendo que somente nesta semana as alterações devidas foram efetivadas. 

A uniformização dos códigos deve resolver, ou amenizar, um problema endêmico que muito tem incomodado os coordenadores de curso e os chefes de departamento do CCE. O problema diz respeito à oferta de uma mesma disciplina para alunos de mais de um curso. Quando essa disciplina tem códigos diferentes para cursos diferentes fica inviável que esses alunos possam estudar juntos e, assim, liberar professores para outras disciplinas. 

Ao mesmo tempo em que a uniformização soluciona um problema, também cria outro. Mas este, felizmente, ocorrerá somente uma vez e afetará os alunos que já cursaram disciplinas cujos códigos venham a ser modificados. Com a alteração dos códigos, essas disciplinas aparecerão no histórico escolar como “aproveitamento de estudos”, o que fará com que fiquem de fora do cálculo do Coeficiente de Rendimento do aluno. Portanto, o CR desses alunos será alterado para mais ou para menos, dependendo da média final que o aluno tenha auferido na disciplina. 

Conto com a compreensão de todos. 

Prof. Anderson Coser Gaudio 
Coordenador do Colegiado de Curso de Física

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910