07/04/2014 - 10:07 - Cálculo III - Notícias sobre procedimentos legais

Esta mensagem é endereçada aos alunos do curso de Física que foram e continuam sendo prejudicados pela não oferta da disciplina Cálculo III no semestre 2014/1 

Prezados, 

Envio esta mensagem para atualizar vocês sobre o andamento dos procedimentos legais que eu havia mencionado em mensagens anteriores. 

Na semana passada mantive contato com alguns advogados sobre a representação de vocês em um eventual processo cível de reparação de dano moral, causado pela chefia do DMAT. Alguns advogados acharam interessante o caso e outros descartaram a ação por serem eles próprios professores da UFES. Dentre os primeiros, alguns ficaram em dúvida se era vantajoso ou não (para eles próprios) a abertura de processo, enquanto os demais (dois para ser exato) ficaram de agendar uma entrevista comigo hoje, segunda-feira, 07/04/2014. Notem que o agendamento é para que o encontro (entre mim e eles) de fato ocorra no decorrer desta semana (provavelmente). 

Alguns alunos têm comentado comigo que muitos colegas, que também foram prejudicados com a não oferta de Cálculo III, estão temerosos de se manifestar por conta de eventuais retaliações de professores do DMAT. Não acredito que isso venha a ocorrer por dois motivos. O primeiro é que os professores do DMAT são, em sua quase totalidade, profissionais de alto nível e muito corretos. Segundo, um professor do DMAT que se aventure a perseguir alunos do curso de Física nesse clima de embate que ora atravessamos, será invariavelmente condenado pelos seus pares. Digo também que vocês não podem temer retaliações por um motivo que envolve princípios: o silêncio provocado pelo medo emite o passaporte para que se avance ainda mais sobre os seus direitos. 

Em relação ao Ministério Público Federal, tudo é mais fácil. Além de ser gratuito e extremamente eficiente, o processo pode ser iniciado online. No momento estou redigindo um texto mais formal sobre os acontecimentos para dar entrada na denúncia. Isto será feito ainda nesta semana. Como há possibilidade de anexar arquivos à denuncia, anexarei os documentos que disponho. Mas num futuro próximo precisarei do testemunho de alguns de vocês 

Atenciosamente, 

Prof. Anderson Coser Gaudio 
Coordenador do Colegiado do Curso de Física

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910