Matrícula

Sendo calouro, preciso fazer minha matrícula?

Não. Os alunos recém ingressos na UFES por meio de exame vestibular são matriculados automaticamente em todas as disciplinas do primeiro período de sua grade curricular.

E que disciplinas são essas?

Os alunos do Curso de Física - Bacharelado (diurno) - são matriculados nas disciplinas:

FIS06324 - Física I
FIS06325 - Introdução ao Estudo dos Fenômenos Físicos
FIS06326 - Física Experimental I
MAT06322 - Cálculo I
MAT06323 - Geometria Analítica

Os alunos do Curso de Física - Licenciatura (noturno) - são matriculados nas disciplinas:

CSO02635 - Sociologia da Educação
FIS06325 - Introdução ao Estudo dos Fenômenos Físicos
MAT06322 - Cálculo I
MAT06323 - Geometria Analítica
PSI00764 - Psicologia da Educação

E se eu não quiser ou não puder frequentar uma ou mais dessas disciplinas, posso alterar a composição de minha matrícula?

Sim. No período de "Ajuste de matrícula", previsto no Calendário Acadêmico da UFES, você poderá cancelar uma ou mais disciplinas em que está matriculado.

Posso cancelar todas as disciplinas?

Pode, mas não deve. O cancelamento de todas as disciplinas de sua matrícula coloca o aluno em situação de abandono de curso, podendo o mesmo ser desligado da UFES.

O cancelamento de disciplinas poderá me prejudicar?

Sim, de diversas formas. Os prejuízos mais óbvios estão relacionados ao andamento do seu curso e ao tempo de integralização da carga horária.

O que você quer dizer com o "andamento do seu curso"?

A grade curricular de cada curso foi planejada para que as disciplinas sejam concluídas numa determinada ordem e sincronizadas umas em relação às outras. Quando o aluno cancela uma ou mais disciplinas, essa ordem é quebrada e o descompasso gerado poderá trazer prejuízos aos seus estudos.

E quanto ao "tempo de integralização da carga horária"?

Todo curso de graduação da UFES requer uma quantidade mínima de carga horária para que o aluno possa conclui-lo. A maior parte dessa carga horária está relacionada às disciplinas da grade curricular. O cumprimento da carga horária mínima dentro do cronograma previsto na grade curricular, permite ao aluno concluir seu curso no tempo mínimo que, no caso do Bacharelado é de oito semestres e na Licenciatura é de dez semestres. O cancelamento de disciplinas poderá atrasar o tempo de integralização da carga horária mínima devido à existência de pré-requisitos e co-requisitos.

O que são pré-requisitos e co-requisitos?

Esses termos são usados para designar o tipo de dependência que uma disciplina pode ter em relação à outra. Quando uma disciplina A possui um pré-requisito B, isso significa que você só poderá se matricular na disciplina A após concluir (cursar e ser aprovado) a disciplina B. Um exemplo disso é a Física II, na qual o aluno só poderá matricular-se após concluir a Física I.

No caso do co-requisito, a situação é ligeiramente diferente. Quando uma disciplina A possui co-requisito B, a disciplina A não poderá ser cursada antes de concluir a disciplina B, mas poderá sê-la no mesmo semestre em que cursar B. Ou seja, A poderá ser cursada em paralelo a B. Por exemplo, a disciplina Física I é co-requisito de Física Experimental I. Portanto, o aluno poderá cursar Física Experimental I após ou, no mínimo, simulateneamente à Física I. Nunca antes.

No momento de fazer a matrícula, como devo proceder em relação à existência de pré-requisitos e co-requisitos?

A primeira coisa a fazer é ter a grade curricular de seu curso à mão no momento da matrícula. Para isso, clique aqui. São três os cuidados que você deve tomar ao realizar sua matrícula: (a) observar as diciplinas com pré-requisitos, (b) observar as disciplinas com co-requisitos e, (c) observar a carga horária semestral máxima. Vamos comentar cada um desses itens. Na discussão dos itens (a) e (b), usaremos o exemplo abaixo, que corresponde às disciplinas do quinto período da Licenciatura, currículo 2008.

(a) Pré-requisitos: Se a disciplina que o aluno deseja se matricular possuir um ou mais pré-requisitos, ele somente poderá fazê-lo caso tenha concluído os mesmos. No exemplo acima, a disciplina Introdução à Filosofia não possui pré-requisitos. Portanto, o aluno poderá cursá-la a qualquer momento. No entanto, o aluno somente poderá matricular-se em Física IV, se já tiver concluído Física III, que é seu pré-requisito.

(b) Co-requisitos: Se a disciplina que o aluno deseja se matricular possuir um ou mais có-requisitos, ele poderá fazê-lo caso tenha concluído os mesmos. Mas também poderá matricular-se simultaneamente na disciplina e nos co-requisitos. Ou seja, cursar a disciplina e seus co-requisitos simultaneamente. MAS MUITO CUIDADO: Na hora de efetivar a matrícula, o aluno deve primeiro matricular-se nos co-requisitos e, somente depois, matricular-se na disciplina que os possui. No exemplo acima, a disciplina Física Experimental IV possui como co-requisito Física IV. Se o aluno ainda não tiver concluído Física IV, somente poderá cursar  Física Experimental IV se o fizer em paralelo à Física IV. Portanto, na hora de efetivar a matrícula, o aluno deve primeiro matricular-se em Física IV para, somente depois, matricular-se em Física Experimental IV.

(c) Carga horária máxima: Nos cursos de Física Bacharelado e Licenciatura presenciais, currículo 2008 (campus de Goiabeiras), o limite de carga horária semestral para matrícula é de 420 horas. No curso de Física currículo 2001, esse limite é de 630 horas. Isto significa que a soma das cargas horárias das disciplinas em que o aluno pretende se matricular num semestre não poderão ultrapassar esses limites.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910