Atividades complementares

O que são atividades complementares?

O termo "atividades complementares" compreende um conjunto de atividades que visa proporcionar o enriquecimento acadêmico, científico e cultural necessário à constituição de competências e habilidades requeridas pelos profissionais de ensino.

Todos os alunos do curso de Física da UFES são obrigados a fazer atividades complementares?

Não. Somente os alunos da licenciatura estão obrigados a cumprir carga horária mínima de atividades complementares. No caso do bacharelado, a realização de atividades complementares é opcional.

Quantas horas de atividades complementares devem cumprir os alunos da licenciatura?

O mínimo requerido para integralização curricular é 210 horas. Mas isso não impede que sejam realizadas mais atividades do que o mínimo requerido.

Que tipo de atividades são essas?

As atividades complementares do curso de Física foram agrupadas em três categorias: Ensino, Pesquisa e Extensão. Em cada categoria, há um conjunto próprio de atividades, sendo que a cada atividade é atribuída uma carga horária. Para saber quais são exatamente as atividades de cada categoria, veja a Tabela de Pontuação.

Posso integralizar minhas 210 horas de atividades complementares realizando apenas atividades de ensino?

Não. O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Física estipula que "a carga horária de atividades complementares deverá ser distribuída entre atividades de ensino, pesquisa e extensão, de forma que nenhuma delas venha a responder, isoladamente, por mais que 75% do total de horas previsto" (§ 1º do Art. 4º do Regulamento das Atividades Complementares). Ou seja, o aluno poderá contabilizar no máximo 157 horas de atividades pertencentes a uma mesma categoria. As horas restantes deverão ser contabilizadas em atividades pertencentes às demais categorias.

Para contabilizar mais horas de atividades complementares, posso assistir a qualquer tipo de seminário ou frequentar qualquer minicurso?

Não. Todas as atividades desenvolvidas pelo estudante, que serão contabilizadas como atividade complementar, incluindo seminários e minicursos, devem estar relacionadas à área de Física ou de Ensino de Física. Atividades fora dessas áreas não poderão ser cadastradas como atividade complementar.

Como devo proceder para cadastrar minhas atividades complementares?

Atualmente o estudante deve preencher o formulário Cadastro de Atividades Complementares e anexar uma cópia do respectivo documento comprobatório. Para cada atividade realizada deve haver um formulário preenchido e uma cópia do comprovante anexada. Em seguida, esses documentos devem ser entregues na secretaria do ColFis, onde os comprovantes originais devem ser mostrados à secretária, para que a cópia entregue possa ser autenticada.

O formulário Cadastro de Atividades Complementares deve ser impresso para, em seguida, ser preenchido à mão?

Não necessariamente. Na verdade, esse formulário é um arquivo PDF editável. Se ele for aberto com o aplicativo Adobe Acrobat Reader em seu computador (o aplicativo é gratuito), você poderá preenchê-lo para depois imprimi-lo (Obs. esse aplicativo não permite salvar o arquivo preenchido).

Foi dito acima que o cadastro de atividades complementares "atualmente" é feito por meio do preenchimento de um formulário de papel. Esse procedimento vai ser mudado?

Sim. No semestre 2013/1 (provavelmente), o cadastro de atividades complementares será feita pelo próprio aluno no Portal do Aluno. A validação das atividades assim cadastradas será feita pelo coordenador do ColFis no Portal do Professor. Para isso, o estudante deverá entregar uma cópia do documento comprobatório na secretaria do colegiado (sem o preenchimento de qualquer formulário), acompanhada do respectivo original para que a cópia possa ser autenticada. O documento original não deverá ficar retido no ColFis.

Tenho atividades complementares cadastradas cujos certificados originais ficaram retidos na secretaria do ColFis. Posso reavê-los?

Sem dúvida. Para isso, dirija-se ao ColFis e fale com a secretária. Será feita uma cópia para ser mantida no arquivo, e o certificado original será devolvido ao estudante.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910