20/02/2013 - 10:25 - Reformulação da tabela de atividades complementares

Prezados alunos do curso de Física (Licenciatura), 

Quando assumi o ColFis em julho/2012 havia um problema sério em relação ao cumprimento da carga horária (CH) obrigatória de atividades complementares (AC) por parte dos alunos da Licenciatura. Para começar, muitos desses alunos pouco ou nada sabiam sobre a necessidade da realização das AC. Pior ainda, alguns alunos mais adiantados do curso já estavam em situação acadêmica quase dramática por terem cumprido praticamente nenhuma CH de AC. Além disso, a tabela de AC era confusa, repetitiva, mal pontuada e incompleta. Exemplo: sabendo-se que o aluno precisa cumprir 210 horas de AC ao longo do curso de licenciatura, recompensá-lo com apenas 2 horas por atender a um seminário acaba sendo extremamente desestimulante. 

Para resolver esse grande problema, o ColFis atuou em duas frentes. A primeira foi fazer a informação sobre AC circular entre os alunos. Não foram poucas as vezes que enviei mensagens de esclarecimento sobre esse assunto, além de mensagens divulgando seminários e outros eventos que contabilizavam CH de AC. Assim, enquanto a solução definitiva para esses problemas não chegava, os alunos não mais perderiam tempo e já poderiam contabilizar CH. 

A segunda frente foi bem mais difícil e, como não poderia deixar de ser, mais lenta e penosa, pois envolveu a reformulação completa da tabela de AC. Assim, foi preciso criar novas AC no DFIS (e credenciá-las no ColFis), reorganizar as atividades existentes e atualizar as respectivas pontuações. Para isso, foram necessárias três alterações no Projeto Pedagógico do Curso de Física, que precisaram ser aprovadas no DFIS, no ColFis, no CCE e na PROGRAD. Após tanta burocracia, na sexta-feira de carnaval conseguimos disponibilizar a nova tabela no SIE (Sistema de Informações Educacionais da Ufes). O capítulo final desse trabalho ocorreu na quinta e sexta após o carnaval. Nesses dias, eu e a secretária Luzinete conseguimos atualizar no SIE a CH (segundo os valores da nova tabela de AC) de todos os alunos do curso de Física que já possuíam AC cadastradas. Agora, os alunos já podem conferir o resultado desse esforço em seus históricos escolares. 

Infelizmente ainda não conseguimos resolver completamente a situação de alguns alunos que estão em estágio avançado da licenciatura. Sobre isso, em breve enviarei mensagem sobre as novas AC da Física e como elas poderão auxiliar esses alunos na integralização de suas CH de AC. 

Prof. Anderson Coser Gaudio 
Coordenador do Colegiado de Curso de Física 

Confiram no site do ColFis: 
Visão geral sobre as AC: 
http://www.fisica.ufes.br/colegiado/curriculo/atividades_complementares/visao_geral 

Regulamento das AC: 
http://www.fisica.ufes.br/colegiado/curriculo/atividades_complementares/regulamento 

Tabela de pontuação das AC: 
http://www.fisica.ufes.br/colegiado/curriculo/atividades_complementares/tabela_de_pontuacao 

Informações extras sobre as atividades complementares: 
http://www.fisica.ufes.br/colegiado/atividades_complementares/informacoes_extras

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910