13/05/2013 - 15:06 - Licença para uso do software Mathematica

Alunos do curso de Física, 



É com grande satisfação que comunico a disponibilidade de licenças do software Mathematica para todos os alunos do curso de Física. Para quem não conhece, o Mathematica é um ambiente computacional que permite a realização de cálculos matemáticos diversos (numéricos e literais), simulações, programação, interface com sistemas externos, etc. Trata-se do software líder do mercado mundial da categoria. A UFES assinou um contrato de licenciamento institucional do Mathematica por três anos com a Wolfram Research, o que permitirá que todos os professores e alunos da UFES tenham direito à licença. 



Para quem não conhece o Mathematica, visite o link a seguir para maiores detalhes. 



http://www.wolfram.com/mathematica/ 



Cada aluno terá direito a apenas uma licença para uso doméstico. Nas dependências da UFES haverá disponibilidade do software em diversos locais, tais como em laboratórios de ensino e pesquisa. 



Observação importante: Só serão concedidas licenças domésticas aos alunos regularmente matriculados no curso de Física. 



Solicitação da licença 

------------------------------



Para requerer sua licença doméstica, o aluno deverá enviar mensagem para o gestor do contrato na UFES, o Prof. Anderson Coser Gaudio (isso mesmo, eu) no endereço anderson.gaudio [at] ufes.br com as seguintes informações: 



Nome completo: 

Endereço de email: 

Número de matrícula UFES: 



Assim que a solicitação for aprovada, você receberá uma mensagem com os dados da licença e instruções para download do programa, instalação e ativação da licença. 



Instalações prévias do Mathematica 

----------------------------------------- 



Antes de fazer a instalação, verifique se há alguma instalação prévia do Mathematica no seu computador. Caso haja, o aluno deverá fazer a desinstalação completa, que consiste em: 



(a) Fazer a desinstalação normal via Painel de Controle; 

(b) Apagar os seguintes diretórios: 



No Windows 7, 8 e Windows Vista: 



C:\ProgramData\Mathematica 

C:\Program Files\Wolfram Research\Mathematica 

C:\Users\\AppData\Roaming\Mathematica 

Aqui, é o seu nome de usuário no computador. 



No Windows XP: 



C:\Documents and Settings\All Users\Application Data\Mathematica 

C:\Documents and Settings\\Application Data\Mathematica 

C:\Program Files\Wolfram Research\Mathematica 

Aqui, é o seu nome de usuário no computador. 



Esses diretórios podem estar escondidos em seu computador (hidden files). Você pode precisar habilitar o acesso a eles no Windows Explorer. Para isso, abra o WE e clique no menu Ferramentas/Opções de Pasta... (se o menu não estiver visível, pressione a tecla Alt). Na caixa de diálogo Opções de Pasta, selecione a aba Modo de Exibição e observe a lista de opções Configurações Avançadas. Desmarque a opção “Ocultar arquivos protegidos pelo sistema operacional” e clique em Aplicar. Após apagar os diretórios acima, volte a assinalar essa caixa de opção e clique novamente em Aplicar. 



Ativação da licença 

------------------------- 



Após a instalação/primeiro uso, o programa irá pedir para o usuário Registrar o Programa. Cancele, pois o registro é o mesmo para todos os alunos. Você deverá apenas Ativar sua licença. O código da licença está na mensagem enviada após sua solicitação. Para ativar a licença, acesse o menu Help / Enter activation key... do Mathematica 



Agora é só calcular. 



Prof. Anderson Coser Gaudio 

Coordenador do Colegiado de Curso de Física

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910