11/07/2013 - 09:00 - Avaliação Docente do ColFis – Versão 2013/1 - Preleção

A Avaliação Docente do ColFis – Versão 2013/1 será realizada em três etapas, sendo duas parciais e uma final.

NAS ETAPAS PARCIAIS DEVERÃO SER AVALIADOS APENAS OS PROFESSORES (todos os professores, independentemente de seu departamento de origem) QUE OS ALUNOS ENTENDEREM QUE NÃO ESTÃO CUMPRINDO CORRETAMENTE SUAS TAREFAS DOCENTES. Portanto, as etapas parciais são especialmente importantes para que possamos identificar os casos em que alunos estejam sendo prejudicados por conta da conduta inadequada de professores. Assim, se detectarmos algo de errado na disciplina de um professor na primeira etapa da AD, o ColFis terá algum tempo para tomar as medidas necessárias para sanar o problema antes que chegue o fim do semestre letivo. E o melhor, poderemos verificar na segunda etapa da AD se o problema nessa disciplina foi resolvido ou, ao menos, amenizado.

Chamo especial atenção para a avaliação dos professores que, apesar de terem sido designados para uma disciplina, aparecem no início do semestre para explicar o funcionamento das coisas, dispensam os alunos durante o meio do semestre (para que preparem um trabalho ou seminário) e só aparecem no final do semestre para corrigir os trabalhos ou assistir aos seminários. Esses professores muitas vezes apresentam justificativas que parecem razoáveis para os alunos, sendo que, frequentemente o aluno é simpático a esse tipo de ideia. No entanto, esse tipo de “dinâmica de disciplina” é PROIBIDO, pois o professor é OBRIGADO a cumprir a totalidade da carga horária de sua disciplina EM SALA DE AULA. Portanto, AFIRMO QUE ESTA CONDUTA É ALTAMENTE IRREGULAR E O PROFESSOR FAZ ISSO ESTÁ SUJEITO A SER DEMITIDO DA UFES POR ABANDONO DE EMPREGO. Não é a toa que invariavelmente todos os alunos costumam ser aprovados com esse tipo de professor, pois caso não fossem, o ESQUEMA ADOTADO PELO PROFESSOR poderia chegar aos ouvidos da chefia de departamento. Assim, espero que os alunos denunciem esse tipo de manobra, que tem como único objetivo liberar o professor de suas obrigações (para as quais é muito bem remunerado pelo dinheiro do contribuinte brasileiro) e que só faz prejudicar a aprendizagem dos alunos.

NA ETAPA FINAL, TODOS OS PROFESSORES QUE MINISTRAM DISCIPLINAS PARA O CURSO DE FÍSICA DEVERÃO SER AVALIADOS. Esta etapa tem a finalidade de montarmos um quadro geral da atuação dos professores que prestam serviço ao nosso curso, sejam eles do Departamento de Física ou de qualquer outro departamento. Já foi demonstrado na AD de 2012/2 que a grande maioria dos professores avaliados presta serviço de bom a excelente ao curso de Física. Portanto, o resultado da etapa final da AD acaba sendo um prêmio para os bons professores. Fui testemunha disso, pois recebi muitos agradecimentos desses professores pelo fato de, pela primeira vez, eles terem tido conhecimento da opinião dos alunos a seu respeito. Acredito que coisas assim deverão estimular esses professores a continuar ministrando suas disciplinas com elevado padrão de qualidade.

Calendário das avaliações:
===========================
1ª Etapa parcial: 11-14/07/2013
2ª Etapa parcial: 08-11/08/2013
Etapa final: 12-15/09/2013
===========================

Nesta quinta-feira, 11/07/2013, até às 18 h, os alunos receberão o link de acesso ao formulário de AD. Espero que todos participem e, assim, possam contribuir efetivamente para a melhoria de nosso curso.