08/11/2012 - 10:53 - Atividades Complementares - 4

Alunos do curso de Física – Licenciatura, 



Recentemente enviei à Prograd uma proposta de quatro alterações nas atividades complementares (AC) previstas no Projeto Pedagógico de Curso da Licenciatura. Foram dois os objetivos dessas alterações. O primeiro é dar mais opções de atividades para que vocês possam contabilizar carga horária de AC. Para isso, foram propostas duas novas atividades que, se aprovadas na Prograd, irão valer a partir de 2013/1. As outras duas propostas são mais simples e deverão ser aprovadas sem maiores problemas. Uma delas refere-se à correção de um erro na tabela de AC. A outra é mais impactante na vida de vocês e refere-se aos cursos de língua estrangeira. 



Segundo a atual tabela de AC, para contabilizar carga horária, o curso de língua estrangeira deve ter no mínimo 4 horas de aula por semana. Logo que assumi o colegiado alguns alunos me alertaram para o fato de praticamente não existirem no mercado cursos de língua estrangeira com menos de 4 h/sem. A partir daí comecei o processo de alteração do PPC, que é um pouco demorado. Após um mês de trabalho, conseguimos tramitar o processo em duas reuniões do Depto. de Física, uma do Colegiado de Física e uma do Conselho Departamental. Agora o processo já está na Prograd e não vejo motivos para não começar a aceitar certificados de cursos de língua estrangeira com mínimo de duas horas semanais, de acordo com a nossa proposta. 



Portanto, SOLICITO AOS ALUNOS DA LICENCIATURA QUE FAZEM OU FIZERAM CURSOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (INGLÊS, FRANCÊS, ETC.), E QUE AINDA NÃO REQUERERAM O CRÉDITO DESSA ATIVIDADE COMO AC, QUE O FAÇAM IMEDIATAMENTE. 



PARA OS QUE JÁ CONCLUÍRAM O CURSO, é suficiente trazer o certificado final de conclusão. Este deve conter, além das informações de praxe, a carga horária total, a carga horária semanal, a data de início e a data de conclusão do curso. Nunca é demais lembrar que somente os períodos que coincidirem com a matrícula de vocês na Ufes poderão ser contabilizados. 



NOS CASOS DE CURSOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM ANDAMENTO, os alunos devem trazer uma declaração que ateste essa condição. Essa declaração também deve conter as mesmas informações citadas no parágrafo anterior, exceto a data de conclusão, que deverá ser substituída pela data prevista para a conclusão do curso. 



ATENÇÃO AGORA: Todos os alunos da Licenciatura que fazem ou fizeram cursos de língua estrangeira durante algum período de matrícula na Ufes devem fazer a solicitação de crédito de carga horária de AC até amanhã, sexta-feira, 09/11/2012. Como sabemos que muitos alunos terão alguma dificuldade de conseguir certificados e declarações até amanhã, defini a data de sexta-feira da semana que vem (16/11/2012) como o prazo final para anexar os certificados ou declarações ao pedido. 



Resumindo: INDEPENDENTEMENTE DE TER OU NÃO O COMPROVANTE DE CONCLUSÃO OU DE ANDAMENTO DE CURSO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, O ALUNO DEVERÁ FAZER A SOLICITAÇÃO DE CRÉDITO DE CARGA HORÁRIA DE AC ATÉ AMANHÃ (SEXTA-FEIRA, 09/11/2012). A PARTIR DAÍ, O ALUNO TERÁ MAIS UMA SEMANA (ATÉ 16/11/2012) PARA ANEXAR O(S) COMPROVANTE(S). APÓS ESTE PRAZO, OS FORMULÁRIOS DE SOLICITAÇÃO SEM COMPROVAÇÃO SERÃO DESCARTADOS. 



Prof. Anderson Coser Gaudio 

Coordenador do Colegiado de Física

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910