08/05/2013 - 14:06 - Matrícula para o semestre 2013/1

Alunos do curso de Física, 

O período de matrícula obrigatória (1ª etapa de matrícula) referente ao período letivo 2013/1 começa amanhã (09/05/2013) e vai até segunda-feira (13/05/2013). Todos os alunos do curso de Física, Bacharelado e Licenciatura, com exceção dos calouros, deverão matricular-se. A matrícula deve ser feita pelo próprio aluno, no Portal do Aluno (http://aluno.ufes.br/). Devo lembrar a todos de que nesta etapa somente é permitida a matrícula em disciplinas de seu próprio curso. A matrícula em disciplinas de outros cursos (disciplinas eletivas) somente é permitida no período de ajuste de matrícula (2ª etapa). 

No site da Prograd há informações sobre o processo de matrícula para calouros e veteranos: 
Calouros: http://www.prograd.ufes.br/estudante/matricula/matricula_calouro.htm 
Veteranos: http://www.prograd.ufes.br/estudante/matricula/matricula_veterano.htm 

Os alunos que tiverem alguma dúvida sobre como proceder a sua matrícula no Portal do Aluno, devem consultar o tutorial disponível no site da Prograd: 
http://www.prograd.ufes.br/estudante/tutorial_portal.pdf 

A Resolução do CEPE No. 58/2008 dispõe sobre a operacionalização de matrículas na UFES. Os alunos podem consultá-la no endereço: http://www.fisica.ufes.br/sites/www.fisica.ufes.br/files/Resolucao_58-2008_CEPE-UFES.pdf 

Chamo a atenção de todos para o Art. 11 dessa resolução: 
“Art. 11. Serão indeferidas no processamento de matrícula as solicitações que: 
I. apresentarem conflito de horário; 
II. ultrapassarem a carga horária máxima de matrícula prevista no Projeto Pedagógico do Curso*; 
III. apresentarem pré-requisitos das disciplinas solicitadas não cursados; 
IV. apresentarem disciplinas que já tenham sido deferidas como Aproveitamento de Estudos; 
V. apresentarem disciplinas nas quais o aluno tenha sido matriculado anteriormente e recebido menção de Amparo Legal (AL).” 

* A CH máxima permitida por semestre é de 420 horas, independente da modalidade e do currículo do curso de Física. 

OS ALUNOS DEVEM FICAR ATENTOS PARA UM DETALHE QUE COSTUMA SER O CAMPEÃO EM TERMOS DE INVALIDAÇÃO DA MATRÍCULA: O CO-REQUISITO. Ao efetuar a matrícula, verifique se alguma das disciplinas em que você pretende se matricular possui co-requisito. Caso haja, o aluno deverá se matricular primeiro no co-requisito e, somente depois, matricular-se na disciplina que o possui. Em outros termos, SE ENTRE AS DISCIPLINAS QUE O ALUNO PRETENDE SE MATRICULAR HÁ DUAS DISCIPLINAS A E B, SENDO QUE A TEM COMO CO-REQUISITO B, O ALUNO DEVERÁ MATRICULAR-SE PRIMEIRO EM B PARA, SOMENTE DEPOIS, MATRICULAR-SE EM A. Caso essa ordem não seja obedecida, sua matrícula será invalidada e você só saberá disso tempos depois. 

Outra coisa muito importante: NÃO DEIXE DE IMPRIMIR O COMPROVANTE DE MATRÍCULA ASSIM QUE ELE FOR GERADO PELO SISTEMA. Portanto, procure fazer sua matrícula num computador conectado a uma impressora (teste a impressora antes de começar)**. Assim, ao imprimir o comprovante de matrícula, confira minunciosamente as disciplinas em que foi matriculado. Mais importante de tudo: GUARDE SEU COMPROVANTE DE MATRÍCULA NUM LUGAR SEGURO. 

** O ColFis oferece aos alunos do curso de Física um ou dois computadores conectados a uma impressora para que os alunos possam fazer sua matrícula. Procure a secretária Luzinete nos seguintes dias e horários: 2ª, 4ª e 6ª de 8 às 13h e 3ª e 5ª de 13 às 18h.

Uma última coisa: Não deixe para fazer sua matrícula na última hora, pois pode haver excesso de tráfego nos servidores da UFES e, consequentemente, lentidão no processamento das solicitações de matrícula ou até queda do serviço (no exato momento em que escrevo esta mensagem, o acesso ao Portal do Aluno já está muito, muito lento). 

Desejo a todos uma matrícula sem sobressaltos. 

Prof. Anderson Coser Gaudio 
Coordenador do Colegiado de Curso de Física

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910